sábado, 8 de abril de 2017

Ascensão Supersônica

“Uma banda que  saiu do  nada  e  queria  tudo”,  assim  define  Noel  Gallagher  num trecho do documentário "Supersonic", lançado no fim de 2016 e  que  acaba de chegar à Netflix. O documentário aborda a trajetória do Oasis até o seu auge, o famoso show  em Knebworth, com publico  de 125. 000 pessoas.  A frase é perfeita e diz tudo sobre o grupo. Oriundos  de Manchester, a banda dos irmãos Gallagher alcançou um sucesso meteórico  em  apenas  três anos, em meio a um turbilhão de excessos, polêmicas e, é claro,  as famosas brigas entre Liam e Noel. 
Enquanto Noel Gallagher  trabalhava como Rodie com  Inspiral Carpets, Liam formava uma  banda com alguns amigos: Paul McGuigan,  Tony McCaroll e  Paul  “Bonehead”, futuro  baixista, baterista(que viria a ser expulso da banda no  meio da gravação de What’s The Story: Morning Glory?)  e guitarrista, respectivamente.  A banda – na época batizada de The Rain – não conseguia muita atenção e parecia carecer de um certo brilho. Até que as coisas começaram  a mudar...
Depois de deixar o emprego  e ouvir a notícia de que seu  irmão mais novo estava em uma banda, Noel resolveu  dar uma conferida  e – para  sua surpresa – enxergou futuro na banda. Não demorou muito para que ficasse claro que Noel devia se juntar a eles por ser mais velho, já ter tido experiências com outros músicos e, principalmente,  compor algumas músicas como “Live Forever”.
Certa vez, a já rebatizada banda Oasis,  dividiu uma sala de ensaio com uma banda de garotas chamada Sisters Lovers. Elas possuiam algo que nem em sonho o Oasis poderia ter na época: um show marcado em Glasgow. Depois de uma conversa,  eles foram convidados pelas garotas a  irem até a Irlanda para tocarem no mesmo local.  Apesar das dificuldades, conseguiram realizar a apresentação para um público quase insignificante. Quase, porque Alan McGee, o então diretor da Creation Records, estava lá e não só gostou da banda como propôs um contrato a eles, e isso depois de tocarem apenas quarto músicas!
Daí pra frente,  a história do Oasis é puro rock ‘n ‘roll. Tanto para o bem, como para o mal. Brigas físicas, discussões, drogas, bebidas,  entrevistas polêmicas,  mais drogas e, obviamente,  música.  Entre 1994 e 1996,  O Oasis alcançou uma fama quase que inigualável, marcando a era de ouro do Britpop junto com Blur, The Verve  e  Pulp.  Além de ter lançado dois dos discos mais vendidos e aclamados da história da rock: "Definitely Maybe" (1994) e "(What’s The Story): Morning Glory?" (1995).
A banda dos dois irmãos que queriam ser uma estrela do rock mostrou que os seus sonhos eram realmente reais...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meio século da maior banda brasileira da história

Há cinco décadas, o trio formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista, lançavam o primeiro disco de sua carreira. Marcado pe...